As pessoas são muito mais do que os seus erros e acertos.

Quando eu ainda era criança, minha mãe gostava de fazer um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. Eu me lembro especialmente de uma noite quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de trabalho muito duro.

 Naquela noite, minha mãe pôs à mesa café, leite, geleia, manteiga e umas torradas muito queimadas. Eu fiquei esperando pra ver se alguém notava o fato, mas tudo o que meu pai fez foi pegar a sua torrada, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia na escola.
 Eu não sei o que respondi, mas me lembro de ficar olhando para ele lambuzando a torrada com manteiga e geleia e engolindo cada pedacinho da torrada.
 Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha mãe se desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele respondeu:
 – Amor, eu adoro torrada queimada…



 Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite em meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada. Ele me envolveu em seus braços e me disse:
 – Filho, sua mãe teve um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada. Além disso, o que ela é, o que ela representa pra nós, e o respeito que ela merece como ser humano, vale muito mais do que uma simples torrada queimada. Ela é muito mais do que isso!

Moral da história: As pessoas são muito mais do que os seus erros e acertos. Ninguém acorda pela manhã pensando: “Nossa! Hoje eu estou muito inspirado pra errar muito! Hoje eu vou fazer o pior que eu puder. Vou bater o meu recorde de erros!”.

Um erro pode acontecer por distração, cansaço, desmotivação, falta de conhecimento, falta de treinamento ou, até mesmo, porque alguém quis comete-lo deliberadamente, contudo, só poderá ser compreendido quando buscarmos entender suas verdadeiras razões e motivações, coisas que transcendem aquilo que enxergamos, e que só podem ser compreendidas por meio de proximidade e relacionamento.


Lembre-se: Talvez as pessoas se esqueçam do que você fez ou disse a elas, mas raramente se esquecerão de como você as fez sentir.