O Guia Completo dos Tamanhos de Imagens para Redes Sociais




Para todos que estão produzindo conteúdo para redes sociais, estar atento ao tamanho ideal para as imagens que serão utilizadas nas publicações é tarefa obrigatória. E, temos que ressaltar, que seu foco não deve ser apenas o Facebook. Outras redes sociais crescem a cada dia, como por exemplo o Youtube e o LinkedIn, e ganham importância no cenário de divulgação de conteúdo e estratégias de marketing.
Por isso, é vital que você saiba todos os tamanhos de imagens das redes sociais que irá usar e pretendemos deixar todas as dicas mastigadas neste post! Tanto no computador, tablet ou telefone, todos estarão de olho na divulgação do seu conteúdo. Portanto, seja para sua página pessoal, seja para fan page de seu negócio, tenha atenção aos dados a seguir, para que suas imagens tenham o melhor aproveitamento possível.

Facebook

Começaremos, claro, com a mais importante delas: o Facebook. Antes de mais nada, é importante ter em mente que o tamanho máximo permitido pelo Facebook para subir uma imagem é 2048 x 2048 pixels, porém o tamanho máximo exibido na tela é de 960 x 720 pixels. Então, você já sabe que não há necessidade de subir imagens com mais de 960×720 pixels.
Também deve-se saber que há diferenças entre o tamanho das imagens em desktop e em equipamentos mobile, como tablets ou smartphones. As imagens exibidas na timeline de uma fanpage possuem 403 X 403 pixels enquanto a mesma imagem é exibida no telefone em 618×618 pixels. Percebe-se o ponto a ser seguido: ter o maior tamanho possível da sua imagem, mas sem ultrapassar o necessário para ser exibido na sua íntegra nos dois ambientes.
Com isso, vale analisar a diferença entre postar um link que contenha uma imagem ou postar este link dentro do texto e subir uma imagem independente para sua publicação. Para uma rápida compreensão, quando o conteúdo que você pretende postar contém um link, este automaticamente será carregado, mostrando uma prévia do que contém – em geral uma imagem.
Há ainda algumas particularidades a serem observadas.
1- A pré-visualização das imagens, tanto para retratos ou paisagens, não passa de 398 pixels, seja na horizontal ou vertical. Ou seja, se o objetivo é passar a mensagem já na prévia do anúncio, que é exibido na linha do tempo dos usuários, deve estar atento a tamanhos que mantenham todo seu conteúdo mesmo com a redução de tamanho prevista.
2- As definições dos tamanhos de exibição de imagens são diferentes para o uso do Facebook como usuário individual (perfil de pessoa) epara o uso como fanpage.
Outro um fator de grande importância é que sua imagem não pode conter mais de 20% de texto. Isso irá impedir que um anúncio seja aprovado pelo Facebook. Ou seja, escreva bem pouco na sua imagem e deixe as informações para a descrição da publicação. Este é um requisito do Facebook para permitir o impulsionamento das suas publicações.
Sua foto de perfil será redimensionada, não importa o tamanho utilizado dentro da escala aceitável para upload do Facebook, para 160 x 160 pixels. Para que sua foto esteja exposta na íntegra, saiba que ela terá que possuir um tamanho quadrangular. Você terá a possibilidade de editar sua foto, cortando e ajustando o que quer exibir. Neste caso, voce terá a apresentação de sua imagem em 180 x 180 pixels (tamanho ideal a ser carregado), para adaptar para 160 x 160 px.
Uma possibilidade interessante é ter sua foto de perfil integrada com a sua foto de capa. Então, tendo em mente que o tamanho publicado da foto de capa é de 851 x 315 pixels, você pode carregar uma foto com maior largura e altura, como 1230 x 525 pixels, e usar o editor para arrastá-la e sicronizá-la com a sua de perfil. Lembrando que do topo da sua foto de perfil ao topo da foto de capa há um espaço de 210 pixels.

Resumindo:

  • Tamanho máximo exibido no Facebook: 960 x 720 pixels.
  • Tamanho máximo para timeline de FanPage: 403 x 403 pixels.
  • Tamanho máximo de visualização em dispositivos móveis: 618 x 618 pixels.
  • Tamanho máximo de imagem de pré-visualização: 398 x 398 pixels.
  • Tamanho da foto de perfil: 160 x 160 pixels.
  • Tamanho da foto de capa: 851 pixels x 315 pixels.

Twitter

Aqui, a foto de perfil terá 90 x 90 pixels. A foto do perfil aparecerá em sua página, como uma  prévia no canto direito, com 48 x 48 pixels. Portanto, carregue fotos quadrangulares para não perder nenhuma informação da imagem.
A imagem de capa, aquela acima da foto do perfil, será exibida com 520 x 260 pixels enquanto as imagens compartilhadas serão mostradas com 375 x 375 pixels na linha do tempo. A prévia das últimas imagens recentes aparecem em 90 x 90 pixels.
Um dado importante do Twitter é a visibilidade da imagem de fundo. Isto porque, esta imagem não estará totalmente visível: apenas o que estiver nos cantos estarão totalmente acessíveis ao visitante, como se vê nestas estatísticas:
  • 90% dos visitantes vêem os primeiros 78 px do plano de fundo;
  • 67% vêem 204 px; 43% vêem 247 px. 21% vêem 284 px.
Portanto, atenção com a imagem a ser carregada para o plano de fundo.

Resumindo:

  • Foto de perfil: 90 x 90 pixels
  • Imagem de capa: 520 x 260 pixels
  • Imagens compartilhadas: 375 x 375 pixels
  • Prévia do perfil: 48 x48 pixels
  • Imagens recentes: 90 x 90 pixels

Google +

Uma tentativa da Google em substituir o decadente Orkut (que acabou, definitivamente, em setembro de 2014), o G+ não conseguiu a força pretendida até hoje pela empresa. Porém, ele ainda tem importância e não deve ser ignorado pela sua empresa!
As imagens para foto de capa deverão ter no máximo 1018 pixels. Já a foto de perfil será exibida em formato de uma circunferência de 120 pixels (inscrito num quadrado de 84 x 84px). Atualizações de status terão 150 x 150 pixels para imagem. As imagens compartilhadas terão a prévia exibida em 497 x 373 px. Porém, você poderá carregar imagens de até 2048 x 2048 px, e a imagem será vista até este tamanho, quando clicada.

Resumindo:

  • Foto de capa: máximo de 1018 pixels
  • Foto de perfil: circunferência de 120 pixels ( em um quadrado de 84 x 84 px)
  • Imagens compartilhadas:  exibição prévia – 497 x 373px; imagem – 2048 x 2048 pixels

Youtube

O site de compartilhamento de vídeos tem particularidades quanto ao canal do usuário, que cada vez mais ganha contornos de rede social, com compartilhamentos de vídeos de outros usuários, curtidas, comentários e mensagens inbox. Para o canal, as imagens aconselhadas são nos seguintes formatos:
  • Foto de capa, que fica no topo: 970 x 150 pixels
  • Foto de perfil: 55 x 55 pixels
  • A imagem do vídeo terá em sua prévia 640 x 390 pixels, porém sua miniatura terá 120 x 67 pixels. Lembrando que é possível carregar uma imagem personalizada para a miniatura de seu vídeo.

Linkedin

A rede para contatos profissionais possui variações das imagens em relação ao usuário empregador/empresa para o usuário empregado/candidato a emprego. Quais sejam:
  • Logo horizontal: 100 x 60px
  • Foto de capa: 646 x 220px
  • Logotipo da empresa em miniatura: 50 x 50px
  • Logotipo para comentários de empresa: 30 x 30px
  • Imagens para representar carreiras: 974 x 238px
  • Imagens para banner de produtos e serviços: 646 x 220px.

Pinterest

Apesar de ser uma rede social relativamente nova, Pinterest já está ocupando espaço significativo com um novo formato de compartilhamento, específico para imagens e vídeos, alta velocidade de interação e compartilhamento. O Pinterest possibilita ao usuário mostrar para quem o segue as imagens e vídeos que ele considera interessantes e úteis. As postagens de imagem/vídeo são chamadas de Pin nesse site.
Formatos de imagens para esta rede:
  • Miniaturas das imagens no quadrado: 50 x 50px.
  • Pins: 600px x infinito (não há limitação)
  • Foto de perfil: 160 x 165px (sua miniatura terá 49 x 49px)
  • Prévia da imagem do Pin: 192 x redução proporcional da imagem.
  • Imagem do Pin na linha do tempo: 222px x redução proporcional.